Chasing Penguins
Chasing Penguins
CD Rat Records 2019

 

 

André Fernandes é um dos mais seguros guitarristas nacionais, com mais de uma dezena de discos gravados e uma presença constante nos palcos, desdobrando-se em projectos e colaborações que ultrapassam as nossas fronteiras. Chasing Penguins, nome do colectivo que deu origem ao seu mais recente disco, reúne um grupo de músicos belgas e Fernandes, num projecto que tem a sua marca.

Chasing Penguins pratica um Jazz moderno, que possui muito da herança de Miles na electicidade que o percorre, mas também na presença de elementos parasitas (piano - guitarra – bateria) que constituem afinal o pano de fundo sobre que Fernandes constrói as composições que revelam a sua presença. As composições de Fernandes, quatro em sete, são muito características dele, relativamente simples, mas engenhosas nas harmonias e nas melodias que, diria, muito portuguesas na nostalgia. As próprias intervenções do saxofone de Steven Delannoye parecem por vezes evocar Jorge Reis nessa melancolia, que apenas se esvai no desenvolvimento. Curiosamente esta faceta possui como contraponto a energia e a electricidade, por vezes explode, como no tema final, do colectivo.

Música sólida e estimulante, e até porque creio que as personalidades dos músicos belgas ainda não se revelaram neste primeiro disco, eu creio que ainda ouviremos falar dos Chasing Penguins.

André Fernandes (g)
Bram Delooze (tec)
Steven Dellanoye (s)
Russ Johnson (t)
Nathan Wouters (ctb)
Teun Verbruggen (bat)